Ondas Sonoras
Como já se deve saber, o som tem como origem o movimento oscilatório rápido de um corpo, que, consequentemente, cria uma pertubação no ar, propagando-se através deste meio sob a forma de uma onda.
Este movimento consiste na compressão e descompressão sucessiva do ar, como tal, se o corpo é movido com lentidão, o resultado é apenas um fluxo do ar em torno dele, mas se for movido rapidamente, esse fluxo é menor.
Sabe-se que, a zona de ar comprimido, afasta-se do corpo e provoca a compressão da camada de ar seguinte, propagando-se o impulso, como tal, o som propaga-se em todas as direcções.
Para compreender melhor a propagação, podemos falar em propagação unidireccional ao longo de um tubo. Estes impulsos podem ser descritos da mesma forma que ondas longitudinais, ou seja, a direcção de propagação é a mesma que a direcção de vibração.
Com isto, conclui-se que, as ondas sonoras são perturbações que se propagam em meios mecânicos e cuja frequência é recebida pelo ouvido humano. Mas estes não são os unicos sons que são produzidos, pois, esse conjunto apenas abrange os da Gama Auditiva. Sabe-se que, existe ainda os Ultra-sons e os Infra-sons.
0 comentários:
Enviar um comentário